quarta-feira, 15 de junho de 2011

O verdadeiro sertanejo!

Este post vai pra todos que curtem e até pra quem não curte o verdadeiro sertanejo!
É complicado falar de sertanejo nos dias de hoje... A verdadeira essência caipira está se perdendo, pois muitas pessoas tem denegrido o bom e velho sertanejo!
Estou falando daquelas modas que realmente mostram o dom brasileiro, que realmente tocam o coração de quem  as ouve. Aquelas que realmente tem letra.
Começo dando o maior exemplo, mestre Tião Carreiro, o criador do pagode de viola. Ele sim sabia usar o dom de compor, tocar e cantar, expressando suas ideias e sentimentos. Tião falava sobre suas iras contra o mundo moderno, que na opinião dele, não eram certas; sem desvalorizar o proximo!
Mas não vou falar do que é certo ou errado, só quero mostrar que você pode sim, compor um sertanejo com conteúdo...
Mas e ai?? Sertanejo não é so pagode de viola!
Nao necessariamente! Sertanejo tambem são duplas que trazem letras romanticas. Exemplos mais ''modernos'' são: Milionario e José Rico, João Paulo e Daniel, Zezé di Camargo e Luciano e por ai vai...
Vejo hoje em dia muitas e muitas pessoas falarem mal do sertanejo, mas eu indico que escutem um pouco de Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco, Trio Parada Dura, Di Paulo e Paulino, Liu e Léo, Matogrosso e Mathias, além desses que já foram citados acima. Ouça e compare com o ''sertanejo'' de hoje!
É lógico que temos que evoluir. Claro que as canções não continuarão sempre iguais, mas podemos modernizar sem perder a essência das coisas.

Exemplos de cantores modernos que cantam suas canções sem extrair os méritos de seus antepassados são: Almir Sater, Jads e Jadson, João Carreiro e Capataz, Victor e leo, a mais nova cantora de sertanejo Paula Fernandes...
Bom, gosto não se descute, mas só não podemos deixar morrer nossa tradição, nossas modas!
''Afine vossa viola, nova geração. Geração de violeiros, orgulho do sertão... Enquanto existir viola e violeiro, vamos levar adiante esse dom brasileiro", como diz Jads e Jadson!

Nenhum comentário:

Postar um comentário